domingo, 13 de julho de 2014

Saberes e Sabores: Bolo



Saberes e Sabores: Bolo 


Fazer um bolo consome alem de ingredientes uma quantidade de conhecimentos, talvez não percebidos por quem o faça. Conhecimentos físicos, químicos e biológicos. Conhecimentos agrários e literários, agrícolas, industriais e comerciais, chegando ao setor de serviços.
Fazer um bolo é exercer uma práxis, é transformar ingredientes, elementos e informações. Uma arte de criar e transformar com usos e desusos de formas, tábuas e tabuleiros. Transformar produtos e ingredientes em um novo produto para ser consumido como alimento. Preferencialmente acompanhado de outros produtos, como café e/ou leite, chá ou chocolate, que determinam outros conhecimentos. Dentre as preferências de acompanhamento pode haver diferenças e variações de quantidades e variedades, com gostos, saberes e sabores de cada um.
Preparam-se alimentos e pratos com receitas doces e/ou salgadas a partir de transformações e misturas de ingredientes baseados em sabores e saberes. Conhecimento é transformar informações adicionando outras criando novos conhecimentos, novos saberes e novos pontos de vista.
Ingredientes e informações: Um bolo é confeccionado basicamente com produtos provenientes da terra e do local, como raízes com denominações regionais: mandioca, macaxeira ou aipim. Batatas diversas, ararutas, mandioquinha, carás e inhames, misturam-se com cocos ralados, picados e espremidos. As raízes colhidas debaixo da terra combinando com coco, um fruto amendoado colhido de altas arvores, e o açúcar extraído da cana plantada à flor da terra.
Modos de interpretação e preparo: Ingredientes sólidos e líquidos juntam-se a outros que produzem gases, como fermentos químicos e biológicos, alterando formas e sabores, aspectos físicos e volumétricos. Farináceos, leite e ovos, acrescidos de gorduras vegetais ou animais, em estados sólidos ou líquidos. Dependendo da região adicionam-se açúcares refinados ou brutos, claros ou escuros, de origem de cana ou de raízes. Elementos líquidos como leite, sucos ou água, alteram a viscosidade, densidade e quantidade de massa resultante. Proporcionam um tempo e uma evaporação durante o cozimento.
Modo de servir e apreciar os conhecimentos. Depois de preparado o bolo ainda pode ser agregado novos conhecimentos. Recheados e cobertos com cremes e glacês de diversas regiões e nações. Consistências e texturas, desenhos e formas, cores e ingredientes.
Pronto o bolo, este deverá ser servido da maneira mais simples, segurado pela própria mão, até á maneira mais requintada com direito a pratos e talheres em ambientes climatizados e companhias ilustres, ilustradas e iluminadas.
Durante a degustação comensais e glutões avaliarão suas variedades, quantidades e qualidades, aspectos estéticos, éticos e organolépticos. Discutiram sobre possíveis ingredientes utilizados e sabores identificados, dando sugestões para modificações e aprimoramentos a partir dos sabores e saberes de cada apreciador.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 12/01/2014
Jornal de Hoje
INFORMÁTICA EM REVISTA |ANO 8 | Nº 89 |PAG 20
DEZEMBRO 2013 | NATAL/RN
PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento
Palabras Clave: gestión; género; conocimiento
Key Words: management; gender; knowledge
Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário