terça-feira, 29 de julho de 2014

Mais uma nova carta para um Mestre e Doutor (5ª carta)



Mais uma nova carta para um Mestre e Doutor (5ª carta)

Um título de Mestre ou Doutor representa um título conquistado. Uma legitimação de um conhecimento. Um reconhecimento, por mérito, ou por nobre conhecimento. Conhecimento este reconhecido e autenticado pela academia do conhecimento. Acatado por uma banca, que julgou a qualidade de um trabalho apresentado, depois de fatigante pesquisa. Outros podem adquirir um título por uma defesa de causa considerada nobre. Alguns ofertam e recebem títulos por um interesse político. Ações estratégicas de ter este ou aquele personagem participando de um grupo seleto, em objetivos futuros.

Embora estejamos vivendo um momento tecnológico, de troca de comunicações e informações mais intensas, os modelos anteriores de remessa e repasse de informações e documentos, não perderam suas validades; suas verdades e seus status. O mundo evolui e contribui para novos conhecimentos, e novos comportamentos. Sem esquecer modelos anteriores. Podem cair em desuso, mas continuam validos.

As velocidades das trocas de informações estão cada vez aumentando mais. Saímos dos blocos de argila e pedras entalhadas. No século passado saímos da caneta tinteiro, para maquina de escrever. Logo depois da maquina de escrever ao computador. Agora as informações estão na palma da mão, passando de uma para outra com auxílio dos dedos, literalmente. E se o computador e a impressora não funcionam podemos recorrer à caneta esferográfica. Inclusive mensagens em garrafas ou telegramas. Tudo depende de um fato e uma necessidade, a uma ou outra determinada situação.

E assim quando o modelo atual não responde e nem corresponde, não responde as nossas indagações. Recorre-se ao modelo burocrático do protocolo. Entende-se que o conceito moral e funcional vai fazer funcionar, o que não funciona em modelos atuais. E-mails se perdem e caem em caixas de spam. Haverá sempre uma desculpa para quem não quer se comprometer. 

Documentos se perdem também pelos caminhos burocráticos. Haverá sempre um subordinado para ser acusado de insubordinação, quando o responsável por atos e efeitos, não desejar se comprometer com um fato. Atos e fatos que lhe cause um efeito indesejado. Por vezes situações não calculadas ou esperadas.

Protocolam-se documentos que devem ser encaminhados pelo modelo burocrático no organograma empresarial. Documentos e correspondências são enviados protocolados, para ter a certeza que chegarão ao destinatário. Protocola-se por um setor exclusivo para protocolos, ou um profissional com função de secretaria ou recepção. Protocola-se com alguém em contato com o público, capaz de receber uma correspondência. Receber e protocolar, um funcionário que receba e protocole um documento formal.  Aquele que protocola, assina um documento confirmando o recebimento do documento original, que será encaminhando ao setor ou pessoa, expresso no destinatário. Entende-se, supõe-se, acredita-se, julga-se e espera-se que os referidos documentos entregues serão encaminhados a aqueles que não aparecem para um contato. Isolam-se evitando maiores contatos com um publico interessado cobrando suas ações. Infernam-se atarefados dentro de suas cavernas.

Não se obtendo resposta ao documento protocolado: desacredita-se na instituição e naqueles que a representam. Entende-se, acredita-se e julga-se a incompetência do sistema e das pessoas, que estão formando o sistema.

O assunto do momento é a qualidade. Qualidade de serviços e produtos. Nada mais justo que uma instituição com um curso de Gestão da Qualidade apresente seus parâmetros de qualidade. Apresente normas, modelos e ferramentas utilizados e ensinados em sala de aula. Na ausência destes documentos, cabe uma solicitação de apresentação. Tal como um cliente cobra a qualidade e a validade de um produto, um aluno (o cliente) pode cobrar a qualidade da instituição.

Há uma praxe em coordenações e direções de cursos universitários; que estas sejam posições ocupadas por mestres e doutores. E a estes mestres e doutores deve ser encaminhada uma carta de solicitação. 

Solicitar seus critérios e comprometimentos com a qualidade.










Entre Natal e Parnamirim/RN ─  29/07/2014







Texto produzido para:
Internet – Blogs e Sites


TEXTO DISPONÍVEL EM









CMEC/FUNCARTE        
Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes

Natal/RN

  
Roberto Cardoso

Jornalismo Científico
FAPERN-CNPq





PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário