domingo, 13 de julho de 2014

Namorado fresco. Peixinho, patinho e lagarto resfriados.




Namorado fresco. Peixinho, patinho e lagarto resfriados. 

A SENSUR - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, órgão da Prefeitura de Natal/RN deu início ao recadastramento de feirantes nas feiras da cidade. Enfim resolveram colocar ordem na Zona Norte, na Zona Sul e na Zona Oeste.
O objetivo das ações da secretaria é recadastrar, averiguar, organizar e reorganizar as feiras e os feirantes. Descobrir quem são e quantos são, onde estão e o que fazem – vende ou produz, para quem fazem e onde fazem (vendem). Eles não sabem nada sobre feiras e feirantes, nem alhos e nem bugalhos.
Bom seria aproveitar a oportunidade e agir em uma ação conjunta com outras secretarias. Orientar, educar e cobrar dos feirantes que comercializam carnes, peixes, aves e derivados o conceito de PAS (Programa de Alimentação Segura), as práticas de uma alimentação segura. Orientar sobre conservação, acondicionamento e manuseio de alimentos, principalmente os considerados perecíveis e in natura. Instalação de bancas frigorificadas ou isotérmicas.
Declarações de feirantes (JH/fev/13). Eles (os feirantes) entendem que o recadastramento não é a solução, já que outros anos o mesmo procedimento fora feito, promessas compridas também foram feitas, mas não foram cumpridas. Alegam que todos os comerciantes, da feira, se entendem, respeitam o espaço alheio e todos vendem o que precisam, atendendo as necessidades do cliente. A melhoria, segundo declaração está a olhos vistos, quanto a sujeira que moradores, clientes e feirantes tem que viver e conviver.
A Semana Santa está chegando e aumentará o consumo de pescados. Poderemos ver expostos à venda produtos tradicionais da época. Pescados, feijão verde, mungunzá, bolo formigueiro e mosqueiro. Pesquisas serão feitas sobre o valor do pescado ao consumidor, e descobrirão o alto valor do quilo de peixe. Tentaram justificar pelas leis básicas da economia, da oferta e procura. E as alternativas da população para manter a tradição, também vai fazer parte da pauta.

As feiras livres e os mercados municipais são ícones, os melhores lugares para observar os hábitos e os costumes de um povo. A Copa com turistas nacionais e internacionais também se aproxima. Antes que morra Maria Preá, convém evitar deixar vender gato por lebre, caso contrário, não só os queijos serão processados, mas pessoas também.

Publicado no
Jornal de HOJE
Natal/RN

Parnamirim/RN - 03/03/2013

Roberto Cardoso
(Maracajá)
Cientista Social
Jornalista Científico
ócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário