Os
poetas e as fotografias, entre papeis e peles diferentes.
Os poetas e as fotografias,
entre papeis e peles diferentes. Um documentário de poetas vivos, de filhos da
arte.
Um grupo de poetas reviraram
seus melhores textos. E dentre seus melhores textos, escolheram os melhores
versos. Com seus melhores versos podem ter escolhido os melhores fragmentos.
Pois com os melhores fragmentados escolhidos tentariam novas ideias. Preferiram
agora buscar outros suportes de mídias para reescrever o que encontraram de
melhor, dentre os melhores fragmentos sensuais de seus textos em versos.
Se antes escolheram o papel
com suporte de mídia, continuaram com a opção do papel, mas junto com os
fragmentos de seus versos ia agora uma fotografia impressa no mesmo papel, uma
nova releitura de seus versos, os seus reversos. Uma estratégia midiática de
mostrarem que não são poetas que deixam seus textos escritos em papeis
póstumos. Mas de mostrarem o quanto estão vivos, e que são filhos da arte.
Na fotografia escolheram
corpos humanos para escrever suas poesias. Na falta e espaço no corpo humano só
puderam escrever fragmentos de seus melhores versos com uma caligrafia, que
pudesse ser ao mesmo tempo em que fosse legível, caber visível em uma fotografia,
ampliada e emoldurada. Com a carência de partes e membros do corpo humano onde
pudessem colocar seus fragmentos de versos, foi preciso despir as roupas do
corpo do modelo fotográfico, utilizando agora de outro argumento na poesia, a
sensualidade na fotografia. Se os fragmentos de seus versos eram sensuais,
lógico que poderiam combinar com fotos sensuais. Esta foi uma concepção
inovadora de suas novas ideias. Despidas de preconceitos e roupas, fragmentos
de versos foram escritos em fragmentos de corpos, sem aulas de biologia ou
anatomia. Buscaram apenas uma fisiologia estética que coubesse e combinasse um
cruzamento genético, de poesia e fotografia.
Escolheram seus próprios
versos, e talvez seus próprios corpos. Escolheram uma parte do corpo, onde
escreveram fragmentos de suas poesias. Fragmentos sensuais que combinassem com
a sensualidade do corpo que agora ia fazer parte de uma fotografia. Cultivaram
um pari passo da escolha dos versos à escolha de um modelo e de uma fotografia.
Escolhidos os versos e os
corpos, a posição dos versos e a posição dos corpos entrava agora o trabalho do
fotógrafo. E o fotógrafo com uma câmera na mão escolheu uma melhor posição.
Para os poetas terminara o lambe-lambe de suas próprias crias, entrava o
lambe-lambe do fotografo, com uma nova cria. O que eram seus versos e seus
corpos passou a ser o olhar do fotografo, estampado em uma fotografia. O olhar
de sua câmera e de sua lente, com sua técnica e precisão, a hora certa de um
click. O olhar de seus olhos: a escolha da iluminação e do enquadramento com
alguns resultados de fotos estampadas em colorido, em sépia ou preto e branco,
nublado ou enfumaçado.
Ainda que o fotógrafo
dispusesse varias fotos, em varias cores e diversos tons de cinza, vários
tamanhos, e vários enquadramentos com diversas exposições de luz, para os
poetas escolherem o que combinava melhor os seus versos. Passaram agora a olhar
para os próprios versos com a reescrita do fotógrafo que colocou seus versos e
seus corpos em uma nova escrita, uma fotografia. Versos e olhares estavam no
papel agora em parceria. A escrita solitária, agora estampada ficou publica em
uma fotografia.
E os poetas agora olhando
para seus versos escritos em partes de corpos, retratados por fotografia, podem
encontrar agora novos olhares e novas poesias. São agora novos poetas que não
escrevem seus pensamentos em poesia, mas podem escrever o que alguém escreveu e
retratou em uma fotografia.
Aqui um olhar imaginativo de
quem ficou de fora, das escolhas das poesias, das posições dos corpos, e das
fotografias. Viu apenas imagens e versos emoldurados, em imagens sem sons e sem
movimentos. Corpos estampados em um suporte de mídia, partes do corpo,
escritas, tatuadas, rabiscadas. Imagens muito iluminadas ou pouco iluminadas, todas
refletidas e estampadas em fotografias, cercadas de moldura, arte e imaginação.
A arte que não foi feita para julgar, mas para olhar e admirar. Cada qual
enxerga a partir do lugar onde pisa, a partir de uma construção de vivencias e
convivências.
Natal/RN 19/04/15 –
Dia do Índio
Roberto Cardoso
IHGRN/INRG
Texto
disponível em:
http://www.publikador.com/cultura/maracaja/2015/04/os-poetas-e-as-fotografias-entre-papeis-e-peles-diferentes/
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