terça-feira, 28 de abril de 2015

Legislando sobre a calçada alheia.



Legislando sobre a calçada alheia.



As denominadas casas do povo estão repletas de senhores alinhados, educados e engravatados. Preferem um corte italiano ao alfaiate da esquina, sempre atarefado. Casas do povo, um ambiente predominantemente masculino, poucas são as senhoras representantes do povo, e quando avistadas podem exibir uma bolsa com etiquetas e marcas internacionais. Com sapatos de salto fino caminham delicadamente, como se estivessem caminhando sobre ovos. Estes homens e mulheres parecem ser seres épicos ou virtuais. Não são vistos pelas ruas, preferem não ser vistos. Preferem a discrição de usar carros fechados, com vidros peliculados. São pessoas simples que trabalham em nome do povo e para o povo, nem usam um crachá, para manter em segredo sua identidade, ou seus vínculos com alguma entidade. Usam um uniforme padrão: de calça, paletó e gravata.

Não são vistos em pé tomando um café no copo sujo do boteco da esquina, preferem um cafezinho bem tirado vertido em xícaras fervidas e desinfetadas, servido por um copeiro uniformizado. São pessoas simples que não querem holofotes e câmeras das emissoras marqueteiras e opressoras. E para isto, tem seus próprios repórteres, suas câmeras e sua própria emissora, que divulgam em canais fechados seus melhores ângulos, suas melhores ideias, e seus melhores projetos. Tudo hermeticamente relatado e digitado, filmado e editado. Parecem cientistas que imaginam e escrevem suas ideias em laboratórios e depois testam na sociedade, para obterem os resultados esperados. Não obtendo resultados retornam com suas ideias para serem melhores editadas e publicadas. Trocam ideias e figurinhas entre os poderes públicos. Malotes de correspondência interna atravessam as ruas.

Nas casas do povo, vivem trancafiados em gabinetes subterrâneos, seus bunkers com provisões de cafezinho e água gelada. O oxigênio e o ar respirável chegam aos bunkers subterrâneos através de dutos de ar condicionado. Uma saída de emergência fica bem camuflada, na casamata urbana, não se percebe junto ao estacionamento e na calçada. Notícias de fora do bunker chegam pelo sistema de internet e pelos sistemas envelopados e protocolados. 

Nunca abandonam a casa, ali fazem suas refeições e ali mesmo são consultados e medicados. Possuem refeitórios e consultórios próprios. Preferem não atrapalhar os cidadãos que precisam do SUS. Buscam suas estratégias para não ocuparem lugar nas filas, entendem a necessidade prioritária do povo. São pessoas éticas, incapazes de competir com as senhas destinadas a população.

Em sessões ordinárias e extraordinárias com coros parlamentares criam regras e leis sobre as calçadas. Com out dors espalhados pela cidade mostram suas faces, afirmam que a calçada é do pedestre. Debruçados em mapas da cidade traçam linhas nos seus mapas, alteram fluxos de rios e canais, carros e pessoas, com as pontas dos seus lápis, ou canetas importadas. Magos com uma varinha na mão mudando fluxos de energia, mão e contramão. Ou um maestro com uma batuta orquestrando o povo e sua cidade.

Carros que exibem em suas laterais administrações eficientes fazem manobras radicais sobre as calçadas. Veículos chamados popularmente de carros fumacê circulam sobre as calçadas dando a entender que sejam manobras protocolares de defumação da cidade. 

Criam regras e leis para as calçadas. Copiam ideias universais e aprovam emendas. Mas em suas próprias calçadas todas remendadas, não respeitam suas regras criadas e aprovadas. Suas calçadas estão cheias de carros estacionados que não respeitam as simbologias pintadas, horizontais e verticais.

A casa do povo esta nas ruas. Quando o povo quer se manifestar é nas ruas que expõe a sua voz. Diante de calamidades é na rua que acontecem as concentrações de socorro e emergência. São nas ruas que são tomadas as decisões, em casos de guerra ou de paz, em casos de festas ou catástrofes, ameaças coletivas ou individuais. O saber, o conhecimento e o poder estão nas ruas. Se o poder emana do povo, também emana das ruas. 

Todo artista tem que ir aonde o povo esta, e administrar um espaço público: um condomínio ou uma praça, uma cidade, um estado ou um pais, é uma arte. E nem todos são artistas, dedicados e vocacionados. São eleitos ou premiados, e tal como confeitos não suportam chuvas e vozes torrenciais.


28/04/15
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN

Texto disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário