sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

NATAL-PARNAMIRIM-NATAL (Caminhando)

15043757_1706849809629621_3098278064602218496_n.jpg

NATAL-PARNAMIRIM-NATAL (Caminhando)

PDF 811


Atenção senhores passageiros, o trem parado na plataforma com destino a Parnamirim, parte dentro de instantes, e tem paradas previstas nas estações: João Machado, Severino Lopes e Santa Maria.




Não haveria data melhor para acontecer, era véspera de sexta feira 13. Uma performance um tanto lúdica, equilibrada nos trilhos. A cor branca como resultado de misturas, não era obrigatória, mas tinha uma mensagem inscrita.


Próxima estação; Parnamirim. Estação terminal, todos os passageiros devem desembarcar. A empresa agradece a preferencia.


Um bando de loucas vestindo roupas brancas embarcou em um VLT, que parte de Natal/RN com destino a Parnamirim/RN. E chegando em Parnamirim não desembarcaram. Ficaram dentro do VLT para fazer a viagem de volta. Mas tanto na viagem de ida como na viagem de volta, as loucas ficaram andando dentro do VLT, entre um vagão e outro. Queriam afirmar que fizeram os trajetos de ida e de volta andando sobre os trilhos. Fizeram uma performance no estilo Rádio Pinel ao Vivo. E a TV Assembleia acompanhou a viagem, sob o comando de Andreia, a dama de preto com microfone na mão, seguida por um câmera....  Isso vai virar matéria para ser exibida na telinha.


A louca mor levou a mãe e a filha para fazerem as viagens. E não foi a única, a levar parentes, dizem nas fofocas, que aconteceram coisas de Matilde. Uma delas se vestiu de doutora, afirmando ser a doutora Catita, especialista em fazer rir com uma técnica do uso das vogais. E vez por outra alguma delas, em momentos mais lúcidos, explicam as suas presenças naquele trem para os passageiros que não entendiam nada. Mas aceitavam um laço branco para usar como broche. Uma policial trocou a farda pelo pijama, ceroula branca com as divisas e condecorações amarradas.


Estavam no trem lançando a campanha do Janeiro Branco. Com alguns acompanhantes que estavam no grupo, disfarçados de pessoas normais. Um movimento que visa a preservação e conservação da saúde mental de todos. Inclusive das loucas que estavam contando histórias para entreter os passageiros. Divertiram os que estavam a bordo, fazendo-os perderem as estações de destino.


Tal como alguns meses do ano já são coloridos, como campanha de prevenção ao câncer de órgãos e de situações diversas. Janeiro Branco surge como a prevenção, da saúde mental que todos podem estar sujeitos: a momentos de isolamento ou stress. O início do ano como início de vida, deixando para trás as marcas da vida. Janeiro o momento de fazer e refazer novos planos, a partir de um conhecimento aprendido. E um grupo de contadoras de histórias se dispôs a levar um conhecimento ao povo. O povo que anda nas ruas e o povo que viaja de trem. Um povo carente de acesso, carente de transportes e carente de conhecimento.


Aos pouco o sistema de trens urbanos vai sendo substituído por VLTs, os Veículos Leves sobre Trilhos. Ao longo dos trilhos na chegada em Parnamirim é possível ver algumas centenas de metros ocupadas por pilhas de dormentes, que um dia servirão para assentar trilhos em novas linhas. Mas o serviço atual ainda está muito dormente, faltam informações para quem fica naquele espaço fechado durante algumas horas do dia. Um tempo desperdiçado que poderia ser usado para divulgar conhecimento. As telas de TVs nos vagões ainda são poucas e com ângulos de visão para poucos. Ainda há muito espaço livre dentro dos vagões para expor símbolos e literaturas que transmitem informação e conhecimento.


Na volta algumas das loucas já ficaram pelo caminho. E desceram cantando:  ……. Moro no Pitimbu, se eu não descer desse trem, que vai parar agora às quatro horas. Só amanhã de manhã…… Meu marido não dorme enquanto eu não chegar …… tenho meu cafofo pra morar ……


Próxima estação; Ribeira - NATAL. Estação terminal, todos os passageiros devem desembarcar. A empresa agradece a preferencia.


Terminou a maratona daquele dia. A qualquer momento as contadoras de histórias podem aparecer em algum lugar do estado. Vestidas de fadas ou de bruxas.

Em 13/01/2017

3 comentários:

  1. Uai! Esse cronista não havia informado o aparecimento repentino de um TREM FANTASMA em Natal? O Trem virou manicômio? Ou as citadas loucas mataram os viajantes de susto?... A Louca Mor: "Mórreu de se divertir como sempre,fazendo saúde de forma esquisita pra quem se diz normal?" ... Ah! A TEMPO: Você é da família de NORMAL o marido da louquinha Maria Lúcia? IRMÃO GÊMEO???... Bem que desconfiávamos!!! Simmmmmmmmmmmmm outras assombrações estarão surgindo em vários locais da Cidade do Sol, pois: CUIDAR DA MENTE É PRECISO, mas cá prá nós, ENLOUQUECER POR AMOR AS PESSOAS E A VIDA, É PRIVILÉGIO DE POUCOS INSANOS! Búuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È preciso ter um normal no grupo, para poder contar as histórias......KKKKkkkrsrs

      Excluir